A Deslumbrante Cidade Matarazzo
- verdifiqueplantas
- 31 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Passando por São Paulo, fui conhecer o Complexo Cidade Matarazzo - um super empreendimento bilionário - de hospedagem, gastronomia, lojas e centro cultural que está sendo construído (não está totalmente finalizado) num espaço que abrigava um antigo hospital e maternidade, com edificações tombadas desde 1986.
Um dos empreendimentos é o Hotel seis-estrelas Rosewood São Paulo, instalado na antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo.
O complexo conta ainda com edificações novas como a Torre Mata Atlântica, assinada pelo arquiteto francês Jean Nouvel e o Edifício Aya Hub - o primeiro hub de economia verde do país.
O projeto de paisagismo foi desenvolvido pelo arquiteto paisagista Benedito Abbud, dentre outros profissionais, e o conceito é bem poético: a Mata atlântica vem lá da serra do mar, “passa por cima” do edifício projetado por Nouvel e desce por ele “invadindo” todo o complexo e ocupando o lugar dos jardins italianos que existiam no antigo hospital. Tudo isso pra ressaltar a beleza do nosso bioma e a importância da sua preservação.
O paisagismo de todo complexo é deslumbrante. Muito orgânico e muito denso, a intensão foi que ele tivesse bem cara de Mata Atlântica. O paisagismo envolve todas os espaços do complexo: de caminhar, de estar, de comer e de se relacionar... trazendo uma atmosfera biofílica no coração da cidade de São Paulo.

A arquitetura da Torre mata Atlântica é toda sustentável. Com mais de cem metros de altura, a torre se desenvolve em diferentes níveis, formando terraços e jardins elevados que receberam mais de 200 árvores de pequeno e médio porte.


O Edifício Aya é todo coberto por cipós feitos em concreto modelado (tecnologia importada da França) e trepadeiras foram plantadas para ir escalando nesses cipós. O embasamento do edifício tem muitas plantas com diferentes tons e texturas.


Em frente ao Restaurante Taraz, se vê o Jardim das Oliveiras com Oliveiras centenárias que parecem brotar do piso de tijolo, que lembra os antigos pisos italianos.
Inclusive, esse piso que se estende por quase todo o complexo, é permeável e foi desenvolvido exclusivamente para esse projeto.
Confiram mais algumas fotos do paisagismo do local:




Texto por: Virgínia Fraiz
Fotos: Virgínia Fraiz (com excessão da primeira que foi extraída da internet)
Fontes: Archdaily, canal Criando Paisagens (Benedito Abbud), cidadematarazzo.com.br, casacor.com.br
Comments