A importância da Adubação
- verdifiqueplantas
- 26 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Você sabia que além de luz e água, as plantas também precisam de nutrientes? Na natureza, esses nutrientes chegam à elas de forma natural: é cocô de passarinho, insetos e outros bichinhos mortos, folhas que caem das árvores... tudo isso, em decomposição, é matéria orgânica rica em nutrientes que alimentam as plantas.
Em casa, nas floreiras e vasos, nós temos que alimentar nossa planta.
Tem nutrientes que as plantas precisam em maior quantidade e outros em menor quantidade e cada nutriente tem o seu papel.
Os macronutrientes que as plantas precisam em maior quantidade são: Nitrigênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
O nitrogênio age nas folhas e caules, deixando-os mais saudáveis, verdes e bonitos. O fósforo estimula o enraizamento das plantas, é responsável pela saúde das raízes, e também ajuda a planta a dar frutos mais doces e saborosos, e flores mais belas e perfumadas. Já o potássio é responsável em fortalecer a planta contra pragas e doenças e também age na estrutura dela, deixando-a mais firme.
Esses macronutrientes são encontrados nos adubos minerais do tipo NPK, mas também podem ser encontrados de forma orgânica.
Nos adubos minerais do tipo NPK, essas letras indicam respectivamente nitrogênio, fósforo e potássio e elas vêm acompanhadas de uma sequência de 3 números, que indicam a concentração de cada nutriente naquela fórmula. Por exemplo, o NPK 10-10-10 possui a mesma quantidade dos três elementos, já o NPK 4-14-8 possui mais fósforo na sua composição, seguido por potássio e, em menor quantidade, o nitrogênio. Você sempre deve ler no rótulo a dosagem a ser utilizada e esse tipo de adubação deve ser feito com bastante moderação (2 x no ano).
Você pode optar em adubar de maneira orgânica, o que já adianto, é muito melhor, então você deve saber onde encontrar esses elementos. E aí vai: o nitrogênio é encontrado nos estercos, farinha de sangue e aparas de grama; o fósforo e encontrado na farinha de ossos e o potássio, na cinza. Um adubo orgânico que contém um mix de todos esses elementos e muitos outros é o Biofertilizante (resíduo líquido da composteira). A adubação orgânica pode ser feita quinzenalmente ou mensalmente.

Comentários