Compostagem doméstica: a vermicompostagem
- verdifiqueplantas
- 26 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Compostagem é um processo biológico de decomposição de resíduos orgânicos por micro-organismos.
A compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, é a compostagem onde se utiliza minhocas para auxiliar e acelerar o processo de decomposição. As minhocas se alimentam dos resíduos orgânicos frescos, os decompondo e devolvendo, através do seu excremento (esterco), o húmus de minhoca – um composto sólido riquíssimo em macro nutrientes, micro nutrientes e sais minerais.
A compostagem doméstica com minhocas (ou vermicompostagem doméstica) é um processo simples e rápido de “reciclar” parte do lixo gerado pela sua família, reduzindo o volume de lixo nos aterros sanitários e lixões minimizando, assim, a liberação de líquidos e gases que poluem o meio ambiente. Além de colaborar sustentavelmente e positivamente com o meio-ambiente, outra grande vantagem da compostagem doméstica é a produção do seu próprio adubo para suas plantas e hortaliças.
No sistema de vermicompostagem, estão presentes minhocas do tipo californianas, ou vermelhas. Essa espécie de minhoca é a mais recomendada pois além de se alimentar de restos orgânicos frescos, é altamente veloz, apresenta crescimento e reprodução rápida e se adapta bem a cativeiro.
A composteira doméstica ou vermicomposteira, ou ainda minhocário, é produzida em plástico opaco e é composta por três caixas empilháveis. A primeira (superior) e a segunda (intermediária) são caixas coletoras, onde acontece a decomposição do lixo e a produção do húmus. A terceira caixa (inferior) é a caixa de armazenamento, onde fica armazenado o resíduo líquido proveniente da decomposição (Biofertilizante) que escoa até ela através de furos existentes nas bases das caixas coletoras.

Comments