top of page
Buscar

Cuidado com as plantas tóxicas

  • verdifiqueplantas
  • 26 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

Outra dica de ouro antes de começar a transformar sua casa em uma pequena selva urbana (por que não?!) é evitar as plantas tóxicas se você tem crianças pequenas ou pets.

Algumas plantas possuem em sua seiva cristais de oxalato de cálcio, que são como micro agulhas, que, em contato com a pele, olhos, boca e mucosa digestiva (se ingerido), causam grande irritação.


As plantas da família das aráceas (araceae) possuem esses cristais de oxalato de cálcio. As mais comuns são o lírio da paz, antúrio, comigo ninguém pode, aglaonema, costela de adão, tinhorão ou caládio, Imbé ou filodendro, zamioculcas e jibóia.

Outra substância bastante tóxica é o látex cáustico, presente naquele leitinho que sai de algumas plantas. Todas as Euphorbias possuem esse látex. Euphorbias são aquelas plantas com espinhos que são confundidas com cactos. A espécie mais conhecida é a coroa de cristo.


No site da Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) tem bastante informações sobre plantas tóxicas. [sinitox.icict.fiocruz.br]

Se você gosta muito de algumas dessas espécies e não pensa em abrir mão de cultivá-las em casa, você pode coloca-las em suportes suspensos (fixados no teto) longe do alcance dos animais e das crianças.



Kommentit


bottom of page