top of page
Buscar

O que é sombra e a importância da luz natural para as plantas

  • verdifiqueplantas
  • 26 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Plantas naturais precisam de LUZ NATURAL para viverem! Sim! Lembra das nossas aulas de biologia lá no ensino médio? As plantas captam a energia solar e a transformam em energia química através de um processo chamado FOTOSSÍNTESE! E não sei se você já parou para pensar nisso, mas são as plantas e a fotossíntese que tornam o nosso planeta habitável. Sim! Pois, a grosso modo, nesse processo, o dióxido de carbono é absorvido pelas folhas através de estruturas chamadas estômatos e o oxigênio é liberado. Portanto, é fácil de concluir que nós humanos e os animais, dependemos das plantas para sobreviver pois respiramos o oxigênio que nos é fornecido por elas. Estou falando tudo isso para que não se tenha mais dúvida de que TODAS as plantas, mesmo as ditas ‘de sombra’ necessitam de luz natural para prosperarem! Por isso, em ambientes internos, opte por posicionar suas plantas o mais próximo da janela possível.

Quando falamos SOMBRA, em paisagismo e jardinagem, nos referimos àquele ambiente com intensa luz natural porém sem luz solar direta. Na natureza é aquele ambiente de mata fechada, sabe, onde toda a luz solar é barrada pelas copas das árvores e pelas plantas que ficam penduradas nessas árvores, as chamadas epífitas.


Agora, vou complicar um pouquinho, mas é necessário que isso fique entendido por você que quer começar a se aventurar nesse universo das plantas em casa: Dentre as espécies consideradas de sombra, algumas necessitam de estar em um local com uma intensa claridade – ou seja, posicionadas bem a frente de uma ampla janela ou a uma distância de até 2 metros dela e outras vivem bem num local com uma claridade um pouco mais baixa – a uma distância de 2 a 3 metros de uma janela, por exemplo. No primeiro grupo, das que necessitam de uma intensa claridade, temos um leque até que bem amplo de opções. Para citar algumas: jibóia, marantas, filodendros, peperômias, asplênio, samambaias, pilea, alocasias, aglaonemas, etc.

Já no segundo grupo, das que resistem bem à um local com pouca luz natural, temos pouquíssimas opções: zamioculcas, espada-de-São-Jorge, lança-de-São-Jorge e pleomele verde.



 
 
 

Comments


bottom of page