top of page
Buscar

Plante Ar Puro: um projeto do Veiling Holambra em parceria com a Faagroh

  • verdifiqueplantas
  • 26 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Há mais de uma década, a NASA – Agência Espacial Norte Americana realizou uma robusta e importante pesquisa para selecionar espécies de plantas que filtrassem poluentes do ar nas suas estações espaciais. Dezenove plantas foram reconhecidas como “as mais purificadoras” segundo essa pesquisa.

A partir daí muitos outros estudos ao redor do mundo foram surgindo corroborando com as descobertas da NASA e trazendo também novas descobertas. (...)

Produtos de limpeza, tintas de impressão, tintas de parede, vernizes, adesivos, madeira compensada, plástico em geral, resinas, lubrificantes, cola, cera de móveis, borracha, couro, fumaça de veículos, todas essas coisas presentes nas nossas casas e ambientes de trabalho, liberam substância tóxicas como tricloroetileno, formaldeídos, amônia, xileno e benzeno, que exalados com frequência, podem causar danos à saúde como irritabilidade nos olhos, mucosas e garganta, dor de cabeça, sonolência, tontura e até problemas cardíacos, nos pulmões e fígado.

Pesquisas comprovam que a presença das plantas nesses ambientes, pode reduzir em até 20% o acúmulo dessas toxinas.


No Brasil, uma iniciativa recente do Veiling Holambra junto com a FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra lançou o projeto Plante Ar Puro que selecionou 12 plantas produzidas no país e comercializadas pelo Veiling Holambra que são comprovadamente as mais purificadoras do ar. São elas: Areca bambu, lírio da paz, samambaia, jiboia, espada de São Jorge, calateias, Filodendros, rafis, dracenas, antúrio, azaleia e fícus lyrata.


Ainda não existe um cálculo exato de quantas plantas por metro quadrado são necessárias para tornar o ar nas nossa casas e ambientes de trabalho mais puro.

A dica então é: quanto mais plantas, melhor. Só sempre cuidando para que elas estejam sempre o mais próximo das janelas possível. Outra dica: Agrupar plantas formando um maciço verde é sempre melhor do que espalhar plantas pela casa. Plantas cultivadas em comunidade se auto regulam tanto em temperatura quanto em umidade, colaborando umas com as outras e colaborando também, e muito, com a nossa saúde, bem-estar e vitalidade.





 
 
 

Comentários


bottom of page