Vaso ou Cachepô?
- verdifiqueplantas
- 26 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Você já aprendeu a escolher a espécie que vai morar na sua casa de acordo com a luminosidade e também de acordo com a frequência das regas que você conseguirá dar conta. Já sabe ainda que, se tem crianças pequenas e animais domésticos, tem que cuidar com as plantas tóxicas. Agora você precisa entender qual será a “roupinha” da sua nova amiga. Ela vai ficar em um vaso ou em um cachepô? Você sabe a diferença entre eles?
O vaso é o recipiente onde a planta é plantada diretamente. Ele sempre deve ter furo de drenagem na base para o excesso de água das regas escoar. Normalmente vem acompanhado de um prato que é colocado embaixo do vaso para captar essa água, especialmente quando o vaso fica dentro de casa. Os materiais mais comuns são: plástico, cerâmica e concreto. O material do vaso interfere diretamente na rega, pois quanto mais poroso mais água ele absorve e mais frequentes devem ser as regas. Vasos de cerâmica ou concreto devem receber uma ou duas camadas de impermeabilizante na parte interna.
Cachepô ou cachepot é aquilo que esconde o vaso. Geralmente são peças mais elaboradas com materiais mais nobres como uma peça em cerâmica esmaltada, porcelana, vidro, madeira, cobre ou tecido. O cachepô não tem furos na sua base e não precisam necessariamente de impermeabilização interna. O excesso de água da rega fica acumulado dentro dele, mas deve ser esvaziado com frequência. Ou você pode retirar o vaso do cachepô, regar, esperar o excesso de água escoar, e colocá-lo novamente no cachepô.
Então, vamos combinar uma coisa? A não ser que você seja um jardineiro muito experiente, nada de plantar sua planta diretamente no cachepô, ok?

Comments