top of page
Buscar

Você já Ouviu Falar em Biofilia?

  • verdifiqueplantas
  • 24 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2023


Foto:Divulgação It’s Informov

Caso nunca tenha ouvido falar, é só uma questão de tempo! O termo Biofilia tem ganhado cada vez mais destaque a medida que as pessoas compreendem a importância de promover conexão com a natureza até mesmo nas nossas vidas cotidianas.


Biofilia vem do grego e significa “amor às coisas vivas” e o princípio por trás desse termo é bastante simples: conectar as pessoas com a natureza com o intuito de promover mais saúde e bem estar.


Muitas pesquisas confirmam a preferência humana pelo ambiente natural, ao invés do construído. Basta pedir a uma pessoa que se imagine em cenário onde se sinta em profunda tranquilidade e relaxamento, muito provavelmente ela se imaginará cercada por natureza. Isso porque, estudos revelam que a presença do verde e de tudo que é natural promove bem-estar, sensação de relaxamento, saúde e conforto emocional.


Então, projetar ambientes que conectem as pessoas à natureza tem ganhado cada vez mais importância para arquitetos e designers e a isso, podemos chamar de Design Biofílico ou Arquitetura Biofílica. O design biofílico é uma maneira de projetar os lugares em que vivemos e trabalhamos de forma a satisfazer nossa necessidade, profunda e fundamental, de estarmos conectados à natureza.


A principal estratégia para se promover essa conexão é incorporar elementos naturais nos espaços construídos, como água (através de uma fonte, por exemplo), pedras, madeira, bambu, fibras naturais, e principalmente plantas. Priorizar a iluminação e ventilação natural e fazer uso de formas mais orgânicas, evitando as linhas retas, também estão entre as estratégias.


A Biofilia pode ser aplicada tanto em ambientes residenciais como também comerciais e corporativos. Cada vez mais prédios corporativos, universidades, hotéis e hospitais buscam estas soluções, estimulando os sentimentos de tranquilidade e satisfação de seus funcionários, clientes e pacientes.


"Muitos estudos foram realizados sobre os benefícios da integração da natureza nos espaços de trabalho. Uma pessoa passa uma média de 8 a 9 horas por dia sentada dentro de um escritório, um hábito que afeta diretamente o corpo humano. Os impactos negativos incluem: taxas reduzidas de metabolismo, aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas, aumento do risco de depressão e dores nas costas Recentemente, os arquitetos integraram projetos biofílicos em alguns escritórios modernos, resultando em um aumento de produtividade e criatividade, diminuição de níveis de estresse e ansiedade e ainda uma redução significativa na ausência de seus funcionários" (Stouhi, Dima para Archdaily).



O Minhocão de São Paulo: um projeto biofílico para melhorar o bem-estar

Projeto marquise do Minhocão pelo escritório Triptyque (Foto: Site Galeria da Arquitetura)


Recentemente, o escritório Triptyque em parceria com o paisagista Guil Blanche, assinaram um projeto de revitalização da Marquise do Minhocão de São Paulo, um dos locais mais poluídos da capital paulista. Esse projeto conceitual foi doado para a Prefeitura de São Paulo e é um exemplo perfeito da Biofilia incorporada na Arquitetura.


O projeto é, antes de mais nada, participativo. O primeiro passo nesta reflexão foi convidar a comunidade local para desenvolver e compartilhar seus desejos para o futuro da Marquise do Minhocão.


A proposta do Triptyque busca dar mais vida ao espaço, iluminando-o graças a uma simples operação de abertura dos trilhos do viaduto, com o objetivo de criar feixes de luz natural. O projeto prevê ainda um jardim com plantas suspensas no teto ao longo de todo o comprimento do Minhocão. De acordo com as pesquisas, plantas suspensas ao longo do teto do Minhocão filtrarão 20% das emissões de CO2 dos automóveis. Estas plantas serão irrigadas por um sistema de coleta de água, e a vaporização terá um papel na limpeza do ar e das superfícies da Marquise.


It's Biofilia



Foto:Divulgação It’s Informov

Outro exemplo de Biofilia aplicada à arquietura, dessa vez em um ambiente corporativo, é o projeto de ampliação do escritório paulista It’s Informov.


Com 240 m² de área construída, o It’s Biofilia ocupa o sexto andar do prédio em que o escritório já estava abrigado, no Itaim Bibi, em São Paulo (SP).


Para o CEO da empresa, Marcelo Breda, a casa da It’s Informov deveria estar alinhada com a tradição do escritório em desenvolver projetos humanizados e funcionar como um grande showroom de conceitos de arquitetura e design da atualidade.


O design utiliza elementos da natureza, como iluminação, ventilação, texturas, cores, formas e plantas, muitas plantas para compor um ambiente propício para a interação, conforto, criatividade e produtividade da equipe.



Fontes: ArchDaily Brasil, www.casacor.com.br; blog.archtrends.com; www.triptyque.com; HUMAN SPACES: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace





Comments


bottom of page